O ano de 2022 foi marcado por um ciclo inflacionário que afetou vários serviços e produtos com quais todos os portugueses lidam diariamente, sendo os exemplos mais notáveis deste ciclo a subida do preço da energia, dos alimentos, dos custos de construção e o aumento das taxas de juros. Mas não só. A elevada inflação que se tem sentido em Portugal ao longo de quase 1 ano também tem suportado a evolução dos preços dos imóveis, que têm vindo a subir há vários anos, dificultando assim o acesso de muitas famílias à habitação.
Com tudo isto, não surpreende que as casas para comprar tenham atingidos valores altos relativamente aos anos anteriores. Segundo a fonte idealista, o preço de habitações para compra em Dezembro de 2022 ficou 6.4% mais cara face ao mesmo mês de 2021. No final de Dezembro do ano passado, comprar uma casa tinha um preço médio de 2.475 euros por metro quadrado (eur/m2).
Qual o impacto desta previsão nos créditos à habitação, para a economia portuguesa e para o setor imobiliário? Se quiser saber mais contacte-nos!